A medicina tradicional chinesa trata o indivíduo e não a doença. Nesta modalidade de tratamento é incluída uma ampla variedade de tratamento que inclui o uso de ervas, acupuntura, auriculoterapia, ventosa, fitoterapia, dietoterapia, moxabustão e massagem terapêutica. A escolha da terapia a ser utilizada se baseia no padrão de desarmonia que a pessoa está sentindo no momento.
Como surgiu a Medicina Tradicional Chinesa?
A medicina tradicional chinesa tem seus registros datados a 5000 a.c. As informações estão nos livros antigos e muitas se apresentam na forma de poesias, músicas e imagens onde é observada a importância da mudança do estilo de vida, uma prática fundamental para a obtenção da prevenção. Ela considera o paciente de forma individual observando os aspectos da mente, espírito e também do ambiente. A medicina tradicional chinesa é baseada no budismo, taoismo e confucionismo. As doenças são consideradas apenas um caminho, o mais importante é a transformação pessoal.
Para que serve a Medicina Tradicional Chinesa?
Esse modelo de medicina reconhece a relação entre o corpo, natureza e energia. Ela serve para auxiliar a medicina convencional e tem caráter integrativo e complementar, não substituindo a alopatia. Tem sido muito procurada atualmente devido aos benefícios alcançados com a introdução dessa prática.
Kommentarer